segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lucas 8, 38-39

_____________________________________________________________________________
O homem de quem os demônios tinham saído pedia para ficar com Jesus. Mas Jesus o despediu, dizendo: "Volte para sua casa e conte tudo o que Deus fez por você." E ele foi embora, proclamando pela cidade inteira tudo o que Jesus havia feito eu seu favor.
_____________________________________________________________________________

A passagem bíblica refere-se ao homem que há muito tempo era possuído por vários demônios. Jesus, ao encontrá-lo, o libertou.
Tudo aconteceu na região dos gerasenos e diz a passagem que o povo ficou tomado de  grande medo. Nunca haviam presenciado um fato como esse. Estavam acostumados a ver aquele homem atormentado, desequilibrado, enlouquecido. De repente, o viram totalmente curado, "em seu perfeito juízo". Levaram um susto.Talvez tiveram dificuldade de acreditar. Ficaram com medo. Pediram para Jesus ir embora. E Jesus foi. Já tinha cumprido a sua missão naquele lugar.
Mas o homem, talvez por gratidão ou por deslumbramento, pediu a Jesus para ficar com ele. Jesus  não deixou. Ao contrário, mandou-o voltar para casa e contar o que Deus tinha feito por ele.
De fato, quando recebemos determinada graça, quando somos libertados de algum mal que nos aflige, ficamos tão gratos que queremos ficar na companhia de Jesus o maior tempo possível. É mais ou menos como quando estamos apaixonados. A companhia do outro é tão boa, tão prazerosa, nos faz tanto bem, que só queremos estar junto do outro.
Jesus, além dos apóstolos, tinha muitos seguidores. Várias passagens da bíblia fazem referência a uma numerosa multidão que o seguia. Por que então não permitiu que aquele homem o seguisse? Afinal, era apenas mais um.
Jesus foi embora. Sua passagem por ali já tinha causado uma revolução muito grande. Era preciso que os ânimos se acalmassem e que as pessoas ficassem sozinhas, que conversassem sobre o assunto, que tirassem suas próprias conclusões. Mas Jesus sabia que aquele homem precisava ficar. Era preciso que a prova viva da cura e libertação feita por Jesus, permanecesse entre os seus.  E o homem ficou e proclamou não só para os seus, mas para a cidade inteira, tudo o que Jesus tinha feito em seu favor.
E assim, certamente aquele homem foi instrumento de cura e libertação para muitos daqueles que a princípio tiveram medo e pediram para Jesus ir embora. Junto de Jesus talvez ele fosse apenas mais um, mas na sua cidade, ele fez muita diferença.
Se pararmos para escutar Jesus com atenção, certamente ficaremos no lugar onde possamos melhor servi-lo. Para isso, é preciso que deixemos que ele fale ao nosso coração.