sexta-feira, 16 de novembro de 2012

BRIGADEIRO NOSSO DE CADA FESTA

Foi-se o tempo em que a imagem que me vinha à mente quando pensava em brigadeiro era daquela bolinha marronzinha envolvida no chocolate granulado assentada sobre uma forminha de papel. Os tempos mudaram...até pros brigadeiros. Já não se fazem festas como antigamente. Os brigadeiros sofisticaram-se, estão com novas e modernas roupagens. Agora se apresentam de tacinhas plásticas, vidrinhos, colheres, bisnagas de alumínio (antigamente só pomada e pasta de dente vinham em bisnaga rsrsrs) e onde mais a imaginação dos buffets os levar...lindos! Uma perfeição de brigadeiros, não fosse um monte de plástico, vidro e metal que sobram após o seu consumo e cujo destino é o lixo. Precisamos mesmo fazer festas assim? Não era pra gente estar fazendo exatamente o contrário, especialmente em época em que urge consumirmos de forma mais consciente? Será que quando optamos por gastar tanto material não estamos na contramão preservação do meio-ambiente e consequentemente do planeta? Antes brigadeiro, pra mim, era só sinônimo de festa. Hoje é sinônimo de festa + lixo. Gostei não da mudança. Mudar, pra mim, só se for pra melhor.

3 comentários:

  1. Ha alguns anos aconselhei a 2 cooperativas de catadores a procurar parcria com casas de festas. Olharam-me c/ cara de quem nao via motivo p isso, mas talvez o descarte dali sequer tenha vlr p o mercado de recicláveis, entao acabam no lixao mesmo. Sugiro publicar no grupo de discussao consumismo e publicidade infantil do face. Adorei a reflexao, parabens!

    ResponderExcluir
  2. Já pensei nisso também. E até mesmo as forminhas de papel: para que servem senão decorar a mesa? Ninguém nem repara na coitada! Pega o que interessa (o docinho) e dispensa a formosa forminha sem dó nem piedade... Por isso pensei em fazer um pouco diferente este ano, fazer os docinhos e colocá-los em um mini cachepô ou caixinha de papel, juntinhos e misturados, sem forminha mesmo, para entregar junto com o bolo. É uma saída, né?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da postagem! Sinceramente também não gosto da nova roupagem dos brigadeiros, dando um desconto para aqueles que vem nos potinhos de vidro que podem ser reaproveitados sim.
    Patrícia, aproveitando sua deixa, tive o privilégio de organizar certa vez um Congresso Partidário em parceria com uma cooperativa e, advinha, eles acharam ótimo. Não sobrou nem o papel higiênico usado dos banheiros. Reciclamos TUDINHO!! Foi um sucesso! Quem não enxerga que é possível é apenas por má vontade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Quero saber o que achou, comente aqui!